Este blog foi criado no sentido de informar, fortalecer e incentivar a cultura do nosso município.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Mapeamento de Manifestações Culturais do município de Várzea do Poço

Final de Dezembro, início de Janeiro.
Acontescem as festas de Reis e os sambas nas roças.




Festas de Reis

As festas de Reis e Samba geralmente são realizadas em algumas fazendas do município. Alguns sambas famosos como Samba de Rico, de Vanginho, Pedro Ferreira, Luizinho, infelizmente acabaram. Mas a cultura não acabou, nas fazendas do Senhor Nelson, Sr. Lelé e outros fazendeiros do município ainda preservam essa grande tradição, o samba e as comemorações de Reis.



Fevereiro

Carnaval



O carnaval de Várzea do Poço já acontecia antes de tornar-se cidade. As pessoas já faziam carnaval em casa. Em 1964 após emancipação o Senhor Ariosto Soares da Cunha, realizou o 1º carnaval no antigo galpão de sua propriedade. As pessoas se caracterizavam de mortalhas de juta e descalços, por três dias com muita alegria, frevo, lança-perfume , serpentina, crianças fantasiadas. Logo no seguinte ano resolveram realizar o evento no SBC (Sociedade Beneficente Cultural) neste mesmo ano por iniciativa do Senhor Étore Paraíso conhecido por Paraíso surgiu o primeiro bloco “ A Turma do Lopeu” com 46 componentes afirmou seu Paraíso, mas esse bloco só saiu um ano e logo em seguida surgiu o “Bloco Bafo”com oito componentes, em homenagem ao Bloco Bafo de Onça do Rio de Janeiro, saiam arrecadando bebidas nas casas as camisas eram de saco e as calças de juta chapéu de palha e batiam tambores, menos Chevrolé que servia para carregar os sacos com bebidas e cantavam uma música feita pelos componentes. Assim a festa foi virando tradição, reconhecido como o melhor carnaval da região, tendo a participação cada vez maior das pessoas do município e cidades vizinhas, sentiu-se a necessidade de transferir a mesma para um local maior que comportasse a todos. E com o apoio da prefeitura, apresenta-se anualmente no mês de fevereiro durante três dias dando início ao sábado com a lavagem da praça, tradicionalmente se concentra na Praça Edeltrudes Brasileiros Rios-Bairro Alto Alegre, com carros pipa molhando os foliões, baianas com seus vasos de flores e água de cheiro, percorrem um trajeto de mais ou menos um quilômetro e meio passando pela Avenida Juscelino, Rua Nabor Lima Rios e finalmente na Praça Edvaldo Valois, local onde é realizado o evento, tendo abertura oficial com coreografias, grupos e bandas, conservando sempre os costumes dando espaço para os artistas da terra, além das bandas de renomes. Não faltando porém as grandes atrações que é a mulinha, o bumba-meu-boi, trio tapa jegue e apresentações de blocos, estes vêem aumentando o número de componentes do município e toda região. A festa além de ser diversão para a população é também um meio para aumentar a renda das pessoas, reunir familiares, amigos e resgatar a cultura do município.

Junho
São João


Evento religioso com características populares. Ocorrem missas e é realizada grande festa nas ruas, apresentações de quadrilhas nas escolas. Mas a grande festa são os alunos do IESFA que faz com quadrilha casamento matuto, coreografias e apresentações teatrais, que acontece na Quadra Municipal Poliesportiva, atraindo várias pessoas da comunidade e visitantes que podem apreciar também comidas e bebidas típicas.
Período: 20 a 29/06

FORRO DA DONA CORINA
O FORRO DA DONA CORINA É UMA FESTA MUITO DIVERTIDA E FAMILIAR, OS MORADORES DA RUA DONA CORINA TODOS OS ANOS EM ÉPOCA DE SÃO JOÃO SE JUNTAM E COM O APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL REALIZAM UMA GRANDE COMEMORAÇÃO ONDE OS MORADORES COLOCAM COMIDAS TÍPICAS E LICORES PARA SERVIR AOS VISITANTES.

Julho

Semana de Cultura e Aniversário da Cidade



A realização da Semana de Cultura do município de Várzea do Poço, acontece anualmente na última semana do mês de Julho, com duração de cinco (05) dias, onde também é comemorado a emancipação política. A primeira Semana de Cultura foi realizada em 2001 com o projeto pedagógico, cujo tema secundário era “ Nosso Planeta Pede Socorro”, por obter um resultado grandioso com a participação das escolas e comunidade, em todos os anos a mesma sempre enfatiza um projeto pedagógico, onde é trabalhado com os alunos durante todo ano. O evento constitui-se num instrumento de promoção, fortalecimento e sustentabilidade das manifestações da cultura e da arte popular, criando espaços de fomento e debates em torno das políticas públicas, para valorizar a cultura enquanto elemento de desenvolvimento sustentável e solidário.

Agosto
Festa Folclórica do Alto Alegre


A 1ª Festa Folclórica do Alto Alegre foi realizada do dia 22/08 de 1991, pela professora Nazaré com um grupo de jovens para comemorar o dia do folclore com uma quadrilha que por sinal foi o suficiente para marcar essa data. No ano seguinte Valdenor Ferreira Barros, mais conhecido por Tito, vendo a importância da mesma tomou a iniciativa e articulou um grupo de amigos(as) para realizar a festa,queriam algo doferente e além da quadrilha são três dias de gincana com atividades sobre o folclore. A noite festa dançante com apresentação de artistas da terra. O evento conta com a participação de toda comunidade e cidades vizinhas é considerada uma das melhores festas do município.

Setembro

Cavalgadas


As cavalgadas é uma tradição muito antiga no município, antigamente muitas pessoas dos povoados e zona rural vinham em cavalgadas na sexta feira dia de feira livre, pela manhã só se via vários grupos de cavaleiros passarem para feira e só retornavam à tarde hoje em dia com os carros de frete essa tradição está quase acabando. A cavalgada da Fazenda Gitirana, também conhecida como a cavalgada de Loro, acontece todos os anos no mês de Agosto desde o ano de 2000.
O ponto de encontro dos cavaleiros é na praça Edvaldo Valois, praça principal, saem todos enfileirados, conduzidos pelas amazonas e um carro de som com músicas de vaqueiro.
Saem nas ruas da cidade, em direção a Fazenda Gitirana que fica a 6 km da cidade , lá acontecem as apresentações dos cavaleiros para concorrerem ao prêmios. A noite é encerrada com uma grande festa dançante.

Outubro

I ENCONTRO DE AMAZONAS E CAVALGADA


O 1° Encontro de Amazonas no município foi organizada pela Professora Cíntia e sua amiga Marlí, foi marcante, conseguimos reunir amazonas de vários municípios vizinhos como: Várzea da Roça, Cigana(Piritiba), Mocambo(Miguel Calmom), Angico(Mairi), Umbuzeiro( Mundo Novo ) comunidades da zona rural e sede. O encontro da amazonas foi no povoado de Itapoan,( município de Várzea do Poço ) e de forma ordenada com o apoio da polícia militar vieram em cavalgada passando pelas ruas principais da cidade, deixando os moradores felizes, pois de acordo com o público foi uma das mais organizadas. A noite a parada com uma grande festa dançante no Campo do Gado Municipal.

Festa de Padroeiros


As festas religiosas foram, ao longo da história de Várzea do Poço, as manifestações populares que mais se destacaram. As homenagens ao Padroeiro da cidade“São Francisco de Assis”. São realizadas novenas,procissão, missas, quermesses, apresentações culturais, com a participação da comunidade”.
Período: 27/09 a 04/10
Local: Igreja São Francisco de Assis


Feira Livre
A tradicional Feira Livre de Várzea do Poço, evento popular, realizado todas as sextas-feiras é a maior feira da região. Há mais de 40 anos, reúne várias gerações de feirantes. Localiza-se no Centro de Abastecimento da cidade, nela encontramos produtos típicos, frutas e verduras, comidas prontas, roupas, calçados e utensílios domésticos. O artesanato é uma atividade que vem sendo desenvolvido em pequena escala, mas são confeccionados artigos em cerâmica e peças em couro, além de produtos em palha e madeira, bebidas típicas e doces, além dos derivados do leite (requeijão, doce de leite etc.) fazem parte de um cardápio simples, mas muito saboroso e nutritivo, o qual é bastante procurado pela comunidade e visitantes.
Local: Praça Pública
Organização: Prefeitura Municipal de Várzea do Poço
e Equipe Paroquial.

ESTAS INFORMAÇÕES SÃO EXCLUSIVAS DA SECRETARIA DE CULTURA DE VÁRZEA DO POÇO, PORTANTO QUALQUER TRABALHO OU DIVULGAÇÃO DESTE MATERIAL DEVERÃO CONTER SUA FONTE.

Trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
Ciomária Alves - coordenadora de cultura
ciomaria-alves@hotmail.com.br
www.culturavp.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário